Orar pelo próximo.

Orar, "rezar" pelos milhões de pessoas que estão sofrendo em todo este mundo.Pelos que estão em hospitais, doentes com doenças terríveis, pelos que estão em uma guerra talves pessoal ou não, acidentados, preso a vícios. Todo tipo de injustiça !! Ninguém, é obrigado a nada queremos que DEUS nos escute e ajude, quem precisa. Jesus o Cristo, ele sabe tudo ele pode tudo amém.Cada bandeirinha no Globo, vou acreditar que seja alguém orando, ao Filho em nome do Pai e do Espirito Santo.Pois este mundo esta pior que Sodoma e Gomorra. (FIEL_e_Pecador)

Topo

...

Pai nosso


Atalho do Facebook

Amazing Grace

Alma de Cristo.

Oração de São Francisco--->>>Vai para Dona Cida de, Guarulhos

Como Zaqueu.

Pai Nosso ( Interpretado)

PAI NOSSO EM ARAMAICO.

Chuvas Nova Friburgo----->>>2011

SEGUNDO A LEI.

Segundo o Evangelho, depois da Morte e Ressurreição do Salvador:
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. [Romanos cap.4, v.5]
Qual das respostas acima se aplica a sua ''Religião''? Em que época da história você se encontra? No Antigo Testamento (Lei) ou Novo Testamento (Graça)?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fatos bíblicos.


Para servirmos melhor a todos vocês,  criamos  site acima, crendo que será uma bênção a todos que acessarem, beneficiando-se de  seu conteúdo.  A partir desta data, não postaremos mais nesse blog, mas no site. É só clicar em www.pregacoesfn.com.
Um abraço,
Pr Francisco Nascimento


AS SETE VIRTUDES DE UM VENCEDOR

“E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os enaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.” Josué 14:10-12

Quando meditava nessa palavra lembrava-me de um dos filmes  marcante que assistir: “Coração Valente”, de Mel Gibson, ou Willian Wallace como protagonista principal, liderando uma turba de guerreiros que luta pela libertação da sua nação (Escócia) da dominação Inglesa, imposta pelo reinado de Eduardo I. Esse filme foi baseado numa história real nas várias batalhas de 1273 até agosto de 1305, quando Escócia se tornou um país independente.
Willian Wallace tinha vários guerreiros que lutavam com ele nessa batalha, mais dois se destacavam:  pai e filho. O filho era um sujeito muito forte, o pai, um homem de idade avançada para a guerra, mas muito valente e determinado. Em certa altura da batalha o pai leva uma flechada, mas ele não pára de lutar enquanto seus inimigos não estão mortos e  a guerra ganha. Quando foram tirar a flecha que estava cravada em seu peito, o seu filho com receio de ele morrer; arranca a flecha timidamente. Mas o velho guerreiro assim que se livra da flecha, se levanta e dar um soco em seu filho fortão, como se dissesse: “tá pensando o quê, sou homem, me respeita, seus frouxos! E saiu dando gargalhada”.
Só se conhece os valentes e heróis numa guerra. A história de Calebe é de um vencedor, um guerreiro destemido, que ousou fazer a vontade de Deus, crendo nas promessas que foram dadas através de Moisés, o profeta de Deus.
Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo quenezeu (números 32.12; Gênesis 15.19). Porém, por ter mãe judia, herdou esta religião e a promessa divina. Nascido na tribo de Judá, a mesma que Jesus nasceu. Portanto, corria em seu sangue o DNA de um vencedor.
A Calebe foi confiada uma missão juntamente com Josué, e ele cumpriu cabalmente, mostrando que um bom caráter se conhece nos afazeres do dia a dia, e nas provações que muitas vezes passamos.
Nessa meditação iremos conhecer sete características de um vencedor, observados  na vida e na obra de Calebe.
1. Escolher bem as amizades.
Os mais velhos tem um ditado que diz: “ diz com quem tu andas e te direi quem tu és’. De fato, a escolha daqueles com quem andamos  muito  terá a ver com nosso envolvimento emocional, nossos sonhos, conceitos e pré-conceitos,  realizações, em suma, os nossos amigos com toda a carga que representam nos influenciam para o bem ou para o mal, para a boa ou má decisão. “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.” Provérbio 22:24-25
Calebe tinha um amigo, não qualquer amigo, tinha um vencedor ao seu lado,  era Josué  que com sua fé, obstinação e liderança, foi designado juntamente com Calebe  a espiar a terra Canaã por ordem de Moisés.
É importante observar que eram doze os espias, mas somente dois voltaram com um relatório positivo de que a terra era boa  e poderia ser conquistada: Josué e Calebe.
Os outros 10 espias viram gigantes em seus caminhos, obstáculos que os impediriam de conquistar a terra. Com esse relatório negativo, trouxeram medo, pavor e murmuração a todo Israel, dificultando assim uma melhor percepção do que Deus já tinha prometido para eles.
Quando não estamos bem acompanhados temos dificuldades de vencermos os obstáculos que se apresentam em forma de idéias, conceitos e visão distorcida da realidade.
Para eu me tornar um vencedor, a minha mente tem que está disciplinada e preparada para suplantar os impedimentos, os obstáculos que poderão aparecer. “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele…” Provérbio 23:7 “E não sede conformados com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
2. Confiança e fé inabalável.
A confiança e a fé que Calebe tinha em Deus, o fazia um vencedor, seus olhos não estavam postados nas dificuldades aparentes, e nem no tamanho de seus inimigos, ou nos obstáculos apresentados.
A fé de Calebe estava posta nas promessas que haviam sido feitas por Moisés, profeta de Deus, as quais repassou a toda a nação de Israel. Deus havia prometido a terra de Canaã, a terra que manava leite e mel. Essa promessa de vitória entrou no coração de Calebe como uma força poderosa e real.
A fé é você crer nas promessas como algo concreto, substancial, forte, e veraz. Quando se crer, não se duvida, titubeia. Na fé não existe, “mas”, o que Deus prometeu, Ele cumprirá. Ponto final. Essa firmeza de fé e esperança estava fundamentada no coração de Calebe. “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” Números 13:30;  “E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.”Números 14:6-9
“Não abandoneis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.” Hebreus 10:35
3. Determinação.
Defini-se determinação como ser resoluto, firme, centrado nos alvos e objetivos. Um coração determinado será fundamental para vencer os ventos contrários, que quiserem  nos fazer desistir, parar ou retroceder nos sonhos e projetos que temos para nossas vidas. Nenhum projeto ou construção é realizado sem demandar obstáculos, ou impedimentos. Muitos sonhos não são realizados, porque houve desistência, quando faltavam tão pouco para serem alcançados. A determinação é que fará a diferença para quando olharmos para trás, poderemos então dizer: “de fato, foi difícil, paguei um alto preço, mas valeu à pena.”
Calebe tinha uma convicção no coração, Deus tinha dado uma cidade que precisava ser conquistada, não sem luta, não sem batalha, não sem pagar um alto preço. A certeza que ele tinha no Seu Deus o fazia determinado, obstinado,  firme, centrar-se no alvo, e foi assim que ele fez.
Havia se passado 45 anos, depois que entraram em Canaã, e Calebe continuava a lutar e a querer mais. A terra ainda tinha gigantes, e eles tinham que ser derrotados. Ele estava determinado a ser um soldado fiel às promessas que tinha recebido.  “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.” Josué 14:6-8
4.   Força. “…e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.”
Define-se Força, como robustez, poder, energia, saúde física. A força e a vontade de vencer é que definem as conquistas . Os alvos para serem alcançados demandam de força, de energia, de vontade, sobretudo mental.
Calebe, com seus oitenta e cinco anos, poderia ter se aposentado, e se deixado consumir pela velhice, pelo marasmo e  inércia. Mas ele se disciplinou a não deixar de lutar, e trabalhar até que a vitória completa fosse obtida.
Nunca pare de lutar, continue nessa força, porque você alcançará a vitória. Quem te dará essa força é o Senhor, que é o “El Guibor”, o ‘Deus das forças’, Ele te fortalecerá para vencer. “E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.” Daniel 11:32
5. Fidelidade.
Defini-se fidelidade como lealdade, constância. É uma característica de quem é fiel. A fidelidade  começa no aprendizado, no ouvir das instruções, na validação do relato e no comprometimento das realizações. A busca constante e firme para realizar esse aprendizado, mostrará o grau de nosso comprometimento e nossa fidelidade na execução.
Calebe ouviu uma promessa que Deus daria uma terra abençoada, e que ela seria conquistada através de batalha. Ele foi fiel e constante para perseguir na busca da vitória. Havia se passado 45 anos e ele continuava firme, fiel nas promessas de seu Deus.
6. Ousadia.
Defini-se ousadia como audácia, galhardia, coragem. A ousadia ousa mais, deseja muito mais, crer que será possível, acredita na sua força, acredita que terá a vitória. O medroso diz: não vou conseguir, é muito difícil. O ousado diz: eu posso, eu vou vencer, eu vou conseguir. Deus está comigo.
Calebe era um desses homens forjado com para vitória, para ele não existia um não, os obstáculos não eram motivos para o desvanecimentos ou covardia, pelo contrário, ele sabia que poderia vencê-los, avançar e conquistar.
Calebe chegou para Josué e pediu o monte Hebron, lugar fortificado, onde residiam ainda os descendentes dos gigantes enaquins.  Ele disse para Josué que iria desapossá-los daquele lugar. Não olhou para o tamanho dos inimigos, mas confiou que Deus lhe daria a vitória. “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os enaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.”
Hebrom era um monte estratégico, no passado tinha sido morada de Abraão, Isaque e Jacó, quando Calebe o pediu para subir estava sendo ocupado por gigantes.
Tempos depois de ser conquistada por Calebe, Hebrom foi também destinada aos sacerdotes e designada como cidade de refúgio (Js 20:7; Js 21:8-13; 1Cr 6:54-57) Quando David foi coroado rei sobre Judá, ele reinou em Hebrom durante 7 anos e meio, depois dos quais capturou Jerusalém e tornou essa cidade a capital do reino unido (2Sm 2:1-3, 11, 32; 2Sm 5:1-5; 1Rs 2:11; 1Cr 29:27).
Nos grandes projetos e edificações sempre precedem de homens valentes e ousados, que com sua galhardia venceram gigantes.
7. Perseverança.
Defini-se perseverança como determinação persistente. Entre a busca de um alvo e de um sonho até a sua realização está a perseverança. Muitos desistem no caminho, por não acreditar ou não vencerem os obstáculos que se interpõe no caminho. Isso diz respeito a todas as conquistas seculares ou espirituais.
Só se consegue bons resultados quando se acredita e persevera na busca desses objetivos. “Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.” Josué 14:8 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Hebreus 10:36
As vitórias de Calebe diante de gigantes, as conquistas de terras preciosas, sua força destemida, seu vigor, determinação, ousadia, fé,  confiança são sem dúvidas atribuídas Aquele  a quem ele ousou entregar sua vida para ser protegida e moldada: O amado Deus.
“… Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.” Josué 14:12

Pr Francisco Nascimento


AS SETE TENTAÇÕES DE JOÃO 6

Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” João 6:24-27

Um dos capítulos mais profundos da Bíblia Sagrada está no evangelho de João, capítulo 6. Ele traz em seu bojo preciosas pérolas doutrinárias a respeito da divindade de Cristo, seu sacrifício na cruz do calvário, a importância de recebermos Jesus Cristo como Salvador de nossas vidas, a provisão verdadeira que satisfaz a alma faminta, “Jesus é o pão da vida!”, é uma das palavras mais benditas que fortalece nossa fé.
Fala também sobre a nossa salvação, de vivermos permanentemente unidos a Cristo, e nos dá a convicção da vida eterna e da ressurreição no último dia, juntamente com todos os remidos do Senhor.
Fala do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, quando com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus sacia a fome de mais de cinco mil pessoas.
Narra o episódio de Jesus andando sobre as águas, deixando os discípulos estupefatos e tremendamente apavorados.
Temos a confrontação que Jesus faz a seus seguidores a respeito das verdadeiras motivações em segui-lo ou buscar a sua presença. Ele expõe de forma contundente as intenções mais profundas dos corações, desnudando-o completamente.
Fala dos que se diziam discípulos e  abandonam a Cristo, alegando que suas palavras eram duras e difíceis de serem entendidas e praticadas.
Fazendo uma reflexão mais profunda, percebemos, pelos menos, sete tentações dos seguidores de Cristo. Também descobrimos, pelos menos, sete promessas para aqueles que um dia professaram a Cristo como Salvador de suas vidas.
Os apóstolos,  são confrontado por Cristo: se eles queriam também abandoná-lo, como milhares estavam fazendo; o apóstolo Pedro faz três declarações de fé, que é uma sublimidade da essência que deve habitar nos corações daqueles que verdadeiramente se entregaram a Cristo.
SETE   TENTAÇÕES  QUE   PODEM   ATINGIR   OS   SEGUIDORES   DE CRISTO
1.    Motivações erradas em segui-lo. ” Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.” João 6:26,27
2. Espírito de  incredulidade. “Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?… Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.”  João 6:30,64ª
3. Deixar-se prender aos ensinos e tradições dos pais no passado e não dar lugar ao novo. Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.”  João 6:31
4. Espírito murmurador. João 6:41,43,61 ” Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.”
Foi esse espírito murmurador que trouxe disciplina e morte ao povo de Israel no deserto quando da caminhada até Canaã. Números 14:1,2,27; “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.“ I Coríntios 10:10,11
Essa tentação tem feito cair muitos daqueles que seguem a Cristo, hoje.
5. Espírito de insatisfação. “ Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” João 6:60
Muitos dos que estão seguindo Cristo, tem se deixado contaminar por esse espírito de insatisfação, e nada lhes é suficiente, reclamam de tudo, nada está bom.
6. Traição. “Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de Trair.” João 6:64b
Judas andou com Jesus, foi um dos seus discípulos, escolhido para ser um dos apóstolos, separado dentre muitos que gostariam de está próximo do mestre. Mas, um dia, deixou de vigiar, e deu lugar ao diabo, deixou entrar um espírito de avareza, de ganância.
Na sede de sua auto-satisfação, traiu aquele que lhe deu vida, e o único que poderia lhe dar salvação eterna.
Quantos nessa vida que julgam servir a Deus, ou que pregam o evangelho, já traíram Jesus por uma porção de trinta moedas de pratas, e venderam a ética da vida cristã, trazendo sobre si a destruição?
7. Abandonar a Cristo. “Desde então muitos dos seus discípulos o abandonaram, e já não andavam com ele.” João 6:66  “Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” Hebreus 10:37-39
SETE PROMESSAS DE JESUS AOS QUE CREEM
1. Satisfação espiritual. Não teremos fome e nem sede espirituais. “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
2. Segurança da salvação. Não seremos lançados  fora de sua presença. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”  João 6:37
3. Estaremos protegidos em sua mão protetora. Não haverá perdição eterna.“E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca….” João 6:39a
4. Seremos ressuscitados no último dia. “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:40,44,
5. Para sempre seremos ensinados por Cristo. “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” João 6:45 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” I João 2:27
6. Temos vida eterna garantida“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” João 6:47;  “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3 Ou “viveremos eternamente com Ele”, João 6:51,54,58 Temos vida nele. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”  I João 5:11-13
7. Permaneceremos para sempre com Cristo“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 6:56,57; “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.”  João 15:9-11
AS TRÊS DECLARAÇÕES DE FÉ DOS VERDADEIROS DISCÍPULOS DE CRISTO
Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” João 6:67-69
  1. “A quem iremos.” Vs 68
  • Sem Jesus  não somos nada. Sem Jesus não temos nada. Sem Jesus não temos norte, nem rumo. “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”  João 15:5
  • Jesus é o motivo do nosso viver e da nossa alegria. O Senhor é nossa suficiência.  “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” Filipenses 3:7,8
2. “Tu tens a Palavra de vida eterna.” Vs 68
  • A Palavra de Deus me restaura, me dá sabedoria e alegra o meu coração. ” A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.” Salmo 19:7,8
  • A Palavra de Deus alimenta minha alma, fortalece a minha vida e me traz esperança. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4
3. “Nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus.” Vs 69
  • O apóstolo Pedro não somente creu, mas conheceu o amor de Deus através de Jesus Cristo em sua vida diária. Rm 5:8
  • Somente uma fé sólida, e uma experiência inabalável com Deus nos fortalecerão em todos os momentos de nossa vida. A nossa fé em Deus tem que está entrelaçada com uma experiência pessoal e diária.
  • Poderão vir tempestades, setas do inferno de interesses mesquinhos, setas de murmuração, insatisfação, disputas… Nada poderá abalar a minha fé e minha confiança no meu Deus a quem  sirvo. Ele cumprirá o seu propósito em minha vida.  “…e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.”  II Timóteo 1:12
Pr Francisco Nascimento

“ Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Hagar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.” Gênesis 21:14-21
A história da vida de Hagar é cheia de lutas, fugas, sofrimento, solidão, angústia, medo, mas sobretudo, de superação, sustentação, de provisão, e intervenção divina a seu favor e de uma forte experiência divina nos momentos mais cruciais de sua vida.
A  trajetória dessa mulher se assemelha a de muitas pessoas que levam uma vida de solidão e abandono, sempre enfrentando os sofrimentos no deserto da vida.
A Bíblia em Gênesis 16, começa a narrar  história de Hagar. Nos conta que ela era egípcia e serva de  Sara, esposa de Abraão. Embora não seja mencionado devia ser uma mulher muito formosa, trabalhadora, que servia na casa da família patriarcal.
Sara persuade Abraão a deitar-se com a escrava Hagar e  gerar um filho. Sara era estéril, entrada em anos e incrédula não considerou a promessa de Deus sobre o filho que seria sua descendência. Encontrando-se grávida, Hagar começa a desprezar  Sara, que  então passa a humilhá-la até ponto de Hagar fugir em direção ao deserto. Gênesis 16
É na solidão do deserto que Hagar tem um encontro com o anjo de Deus, que a confronta a rever seus pensamentos e caminhos, e a se reconciliar com sua senhora. “Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,disse-lhe: Hagar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.” Gênesis 16:7-9
Nunca podemos prosperar se temos no coração mágoa, ressentimento, que nos impedem de prosseguir e receber as bênçãos de Deus em nossa vida. O segredo é nos humilharmos. ” Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10
Hagar atende a voz de Deus, se humilha e se arrepende de seu ato, e recebe uma promessa sobre sua vida e posteridade: seu filho Ismael, filho de Abraão, seria um poderoso guerreiro e geraria uma nação forte e abençoada.  “Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” Gênesis 16:10-13
Ismael, como significa o seu próprio nome, seria a prova  de que Deus a tinha livrado de suas angústias e medos.
Passado quase 15 anos, seu filho Ismael, adolescente, brincava com Isaque, com pouco mais de dois anos, filho de Sara com Abraão. Gera-se uma contenda quando Ismael passa a  zombar de Isaque. Dessa contenta, Hagar é expulsa da casa de Abraão, seguindo como diz o texto errante pelo deserto. “Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Hagar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba.”  Gênesis 21:14
Novamente Hagar se depara com o pior de seus inimigos: o deserto. E é nesse lugar árido, sem vida, que assola em sua alma a solidão, o medo, a decepção, os maus tratos, a dor lacerante da rejeição, e do desprezo recebidos. È muito peso numa alma aflita, como se não bastasse, ainda se depara com a escassez, a fome e a sede que o deserto produz.
Para aumentar a aflição dessa valente mulher, seu único filho, Ismael, começa a sucumbir de fome e sede. Era muita dor e sofrimento… sem nenhuma perspectiva que gerasse  alternativa ou  solução para o seu drama, Hagar chega ao limite de suas  forças.
Hagar deixa Ismael combalido, debaixo de um arbusto e segue a aproximadamente 800 metros de distancia, sozinha e aflita, toma essa decisão desesperadora de não ver seu filho morrer. É nesse lugar solitário que, ela geme e chora a sua dor. “Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.”
Muitos de nós carregamos o peso das dores dos sofrimentos do deserto da vida, mas é nesse momento de solidão, onde as perspectivas se acabam, onde as portas se fecham, onde os gigantes e inimigos da alma se revelam, que Deus manifesta a sua grande misericórdia, vindo em nosso socorro.
Quero falar sobre as sete respostas de Deus no deserto da vida:
1. Ele sempre terá a última resposta. ” Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.”
- O estado de seu filho Ismael de subnutrição, com sede, desfalecido, foi cortando o coração de Hagar, ao ponto do desespero entrar em sua alma, e não ver outra resposta ao seu drama, que não fosse a morte.
- Para Hagar, no deserto, sozinha, abandonada, só lhe restava gemer de dor, as perspectivas acabaram, não havia mais jeito, acabou, acabou… Era o grito agonizante de uma alma aflita.
– Mas nem tudo está perdido quando se crêr em Deus, é d’Ele a última palavra. Ele tem a chave da morte e do inferno. AP 1:18,19
2. No deserto Deus providenciará uma alternativa.
Abrirá uma porta fechada. “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheça.” Isaías 45:1-4
Te mostrará um poço de águas vivas. “Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, “ Muitos dos sofrimentos que passamos nos impedem de ver que diante de nós, Deus, já proveu a bênção que tanto almejamos.
O poço de águas vivas estava diante de Hagar, mas as suas lágrimas a impediam de ver. Foi assim com a mulher samaritana, e é assim que muitas vezes acontece conosco. João 4
3. Saciará a tua sede em tuas necessidades. “Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei. Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo o cipreste, o olmeiro e o buxo, para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou.” Isaías 41:17-20
4. Derrotará os teus medos e inimigos. ( “Não temas”) “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.” Gn 21:17,18
- O deserto não será motivo de pavor e derrota. Deus te ensinará a viver em meio as lutas e a vencer todas as batalhas.
- Moisés viveu 40 anos no deserto e aprendeu a depender de Deus e a vencer seus inimigos.
- Elias sofreu depressão e angústia, no deserto, mas Deus lhe enviou socorro, comida e bebida para chegar até  o monte Horebe, na presença do Todo Poderoso.
- João Batista viveu a vida inteira no deserto e a vencer todo o pavor que ele representa para muitos.
- Jesus foi tentado no deserto por Satanás, mas Deus lhes deu a vitória.
5. Restaurará os teus sonhos e fará você viver de novo.
- Suas promessas serão cumpridas em tua vida. Quando Deus abrir teus olhos espirituais, restaurará os sonhos que fora perdido no deserto da vida.
“Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação.” Gênesis 17:20
6. Mudará a tua sorte e o teu humor. ” viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.” Gn 21:19
- Óleo de alegria em vez de pranto/ veste de louvor em vez de espírito angustiado. “ …e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”Isaías 61:3
7. Promoverá a esperança. A tua posteridade será uma bênção.
- Deus havia prometido que abençoaria Ismael filho de Abraão, e assim ele o adestrou como poderoso flecheiro, para vencer os inimigos do deserto.
- foi no deserto que Ismael casou e viveu, gerando uma nação de valentes e uma posteridade abençoada. ” Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.”

Pr Francisco Nascimento

“Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.”        Mateus 25:7-9

No Livro de Mateus, cap 25 há uma advertência sobre a volta gloriosa de Jesus Cristo, vindo buscar a sua igreja e julgar a terra em seus pecados. Esse é um dos textos mais pregado em todos os tempos de nosso cristianismo.
É certo que serve como advertência real e profunda para os incrédulos que não querem nada com Deus, mas, sobretudo, serve de admoestação aos que uma vez que aceitaram a Cristo como Salvador de suas vidas, a não negligenciar os fundamentos que servem de sustentação da fé evangélica.  “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” Salmo 11:3
Esse texto de forma metafórica disseca a vida espiritual de muitos dentro da igreja, e de como estarão no momento da volta de Jesus.
É um quadro triste, pois muitos se desesperarão por não terem se preparado devidamente, ou por terem retrocedido na fé e abandonado o  primeiro amor que ardia, por ocasião da conversão.
As palavras de Jesus são fortes, pois não deixam uma segunda oportunidade. Os tempos de misericórdias cessam, e a porta da salvação é fechada. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram às virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
Para entendermos melhor essa parábola de Mateus de uma forma realística, temos que ser fiés na leitura do quadro atual da igreja. Talvez nunca tivemos um número tão grande de irmãos dentro de nossas igrejas, que estão com suas lâmpadas se não apagadas, mas se apagando. Há um esfriamento generalizado, a paixão pelas coisas de Deus está sendo abandonada, dando lugar aos valores carnais, ou seculares.
O quadro é tão sério de religiosidade aparente, que nos faz lembrar que fatos como esses se passaram com o povo de Israel em seu declínio espiritual, por volta de 800 anos antes de Cristo, recebendo uma justa advertência de Deus:“Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? -diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.” Isaías 1:10-14
Ouvi a história de um pastor que toda vez que um membro de sua igreja falava que estava frio espiritualmente, sem desejo de buscar a Deus, o pastor falava de forma enérgica que ele estava em pecado, e perguntava onde foi que ele tinha caído.
O pecado é como uma rã, quando colocada em panela quente, logo pula fora, mas se a colocar numa panela de água fria e em seguida, acender fogo em baixo, a temperatura de seu corpo vai se acostumando, até o ponto dela ser completamente cozida.
Assim também muitos estão frios, secos, sem vontade para as coisas de Deus, mas, muito, muito animado para as obras da carne.  Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.” Romanos 8:5,6
As dez virgens representam a igreja, cinco eram prudentes e cinco néscias, ou seja, não zelavam muito pelos valores espirituais, ou não davam o devido valor que a vida cristã merecia.
O combustível (azeite) era o que faltava para que as lâmpadas fossem acesas, resplandecendo luz em meio às trevas, lembrando que naquela época não havia energia elétrica. As lamparinas acesas serviam para: ver o caminho por onde andavam de noite, enxergar as coisas, discernir os objetos, reconhecer as pessoas, e principalmente, não cair ou se acidentar.
Quer ver o valor da luz, deixa ela se apagar no meio da noite. De fato, sem luz é muito difícil, e certamente a escuridão traz muitos transtornos.
O problema de muitos é que se acostumaram às trevas, a noite é mais bem vinda que o dia. Amam a escuridão porque elas escondem os seus pecados ocultos: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.” João 3: 19-21
Queremos falar sobre sete combustíveis da alma, que nos iluminam, e capacita-nos prevenindo-nos  da queda e do afastamento da vontade de Deus.
São eles que farão com que os alvos que desejamos sejam alcançados e desfrutemos daquilo que Deus preparou, desde o ínicio para nós.
1. Fé. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6
Temos fé em muitas coisas, mas muito daquilo em que acreditamos, vem da fé natural. A principal fé é aquela que vem de Deus, (“Ao que Jesus lhes disse:Tendes Fé em Deus.” Marcos 11:22que nos alicerça na segurança que Ele tem o domínio de todas as coisas. Que nossa vida está em suas mãos e que Ele nos dará vitórias em todas as batalhas que enfrentamos. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:37-39
2. Oração. “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:1-4
Oração não é uma opção na vida de um homem ou de uma mulher de Deus, mas um imperativo, uma ordenança, trazendo benefícios para o suprimento das necessidades pessoais, para os que estão ao nosso lado (família, parentes e amigos, conhecidos), como também para nação em que vive. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” Jeremias 29:7
Se muitos compreendessem o valor da oração para suas vidas, certamente alcançariam muito rápido as vitórias perante seus inimigos. “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.” Salmo 81:13-16
A oração com fé é um dos principais combustível que nos alimenta para vencermos os embates da vida e nos aproximamos mais de Deus e de sua vontade. Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;” Efésios 3:14-16
3. SantidadeSegui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” Hebreus 12:14 “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes 9:6
Ser santo é ser separado do uso comum para uso e propósito sagrado. Somos de Deus através da compra do sacrifico de Jesus na cruz do calvário. Devemos viver para ele, fazendo a vontade dele. Nunca devemos esquecer que nossa vida pertence a Cristo. Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28
Quando nos alimentamos com essa verdade somos fortalecidos com a força de Deus para nossa vida.
4. Temor. No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.” Provérbios 14:26,27;  “Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação.” Provérbios 15:16 Ver também: Salmo 111:10;112:1-3
5. Testemunho. “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;” Romanos 12:17-18
6. Vigilância. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” I Ts 5:4-6
7. Perseverança. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:36-39
Assim como os elétricos precisam da eletricidade, assim como o motor precisa de combustível para funcionar, assim também todo cristão necessita desses combustíveis para fazer a vontade de Deus e ser aprovado por Ele.

Pr Francisco Nascimento

O AMADO DE DEUS

“Ora, ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava; a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere. Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é? Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.” João 13:23-26
Jesus teve em sua vida terrena milhares de discípulos, doze apóstolos, que conviveram com ele, aprendendo diretamente seus ensinos e vendo os milagres que ele operava. Todos eles foram impactados pela sua presença, pelo seu amor e seu cuidado.
Três foram os apóstolos que mais estiveram próximos de Jesus, sempre sendo chamados a parte, para receberem seus ensinos, e para terem um relacionamento mais profundo com mestre: Pedro, Tiago e João, seu irmão.
Dos três discípulos, um se destacava como aquele que nutria um relacionamento mais íntimo de amor e amizade com Cristo. O nome dele era João, conhecido também como discípulo amado, ou como ele próprio se intitula, em seu evangelho, demonstrando a intensidade desse relacionamento… ”aquele a quem ele amava”.
A Bíblia é abundante em suas menções que falam do desenvolvimento dessa relação de amor e amizade entre João e Jesus, que cresce na medida em que o tempo vai passando e os laços de estreados afetos  vão se realizando.
Jesus devotava amor e atenção a todos, contudo, João ia à frente dos outros apóstolos no quesito que parece mais agradar a Deus: tempo  gasto em Sua presença.  Esse esforço na busca de estar sempre ao lado do Mestre fez com que a amizade e o amor dos dois se fortalecessem.
O íntimo relacionamento  com Jesus, fez com que o caráter  e a personalidade de João fossem aperfeiçoados a cada dia  e chegassem a ser como os do Mestre.
Nenhum dos discípulos conseguiu aprofundar-se mais no entendimento da divindade de Cristo, seus ensinos, seu amor devotado, que João. Nenhum dos discípulos teve maior revelação do mundo espiritual. Nenhum dos discípulos teve a maior revelação profética  do que aconteceria nos céus e na terra até o final dos tempos. Nenhum dos discípulos foi levado em espírito aos céus e viu a presença gloriosa do Todo Poderoso e de Seu Filho amado, a sua destra, que João.
João, o apóstolo, filho do trovão, filho de Zebedeu, discípulo amado, também empresário de pesca, que deixou tudo para seguir o mestre. Escreveu cinco livros da Bíblia: Evangelho que leva o seu nome, I,II,III Cartas de João, e o livro de Apocalipse ou da Revelação.
Todos esses livros carregam em seu conteúdo a marca do seu relacionamento de amor com seu mestre Jesus.
Qual o segredo de tanto conhecimento, de tanto amor, de tanta profundidade nos ensinos de Jesus? O que João tanto fez para ser tido como discípulo amado do Senhor?
O segredo é relacionamento. É dele que surgem as maiores amizades e forjam grandes amigos. Gastar tempo junto, ri, chorar, conversar, brincar, olhar, escutar, escrever, ou simplesmente estar próximo da pessoa amada, do amigo fiel. Os bons amigos não se forjam da noite para dia. O amor nasce dos relacionamentos.
De amizade todo mundo entende um pouco, mas o que diremos do relacionamento com Deus, ou como podemos nos aprofundar, até o ponto de sermos chamados de discípulos amados?
João aprendeu que para uma maior profundidade no relacionamento com Jesus era necessário está perto dele.
Quando estamos perto de Jesus sempre podemos ouvir dEle  segredos profundos. Quando estamos perto de Jesus outros poderão pedir de nós ajuda a respeito das questões mais cruciais da natureza humana, suas dúvidas seus questionamentos. “a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere.” João 13:24 ” Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 2:7
Quando estamos perto de Jesus, sempre seremos os primeiros a ouvir dele o que tem de melhor para nos falar. “Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.” João 13:26
Quando estamos perto de Jesus não precisamos de intermediários. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14
Quando estamos perto de Jesus temos experiências divinas maravilhosas que ficarão marcadas por toda a nossa vida.
Com João foi assim, conosco não será diferente. Deus quer o melhor de nós, Ele  quer relacionar-se com seus filhos amados.
Os três estágios de João no relacionamento com Jesus.
Cada um desses estágios o levaram a ter uma profunda  experiência de dependência, de comunhão, cumplicidade e revelação, que somente a intimidade pode dar.
1. Inocência. (do Chamado a segui-lo ao monte da Transfiguração).
Quando somos chamados a andar com Cristo, as transformações provindas desse relacionamento vão se realizando em nossas vidas:
O caráter muda e o temperamento vai sendo controlado. Os antigos comportamentos vão sendo deixados para trás.
O chamado de Jesus nos leva a termos experiências maravilhosas ao seu lado. Seus ensinamentos vão nos moldando e edificando. A paz de sua presença é real, a alegria em servi-lo nos motiva a acreditar no mundo de justiça social.
Projetos pessoais fora da vontade de Deus vão sendo abandonados. Somos chamados a produzir frutos tanto da alma, como frutos exterior: Ganhando vidas para Cristo. Proclamando o  Evangelho das Boas Novas, que restaura as pessoas no relacionamento com Deus. “Vinde a mim e vos farei pescadores de homens.”
O homem é mais importante que as coisas que há no mundo. Vemos isso acontecer com a calamidade que está acontecendo na região serrana do Rio de Janeiro.
A casa de dona Maria estava sendo levada pela correnteza, mas a casa não era mais importante que salvar a vida de dona Maria, que os vizinhos queriam fazer. Mas a dona Maria queria salvar também o seu cachorro, mas não dava para salvar a dona  Maria e o cachorro junto. A correnteza também levou o seu cachorro. O mais importante era que a vida de dona Maria, foi salva, porque havia quem lançasse a corda para salvá-la.
Os vizinhos gritaram: dona Maria, amare a corda, bem amarrado por debaixo da perna também, feito, agora, largue o cachorro, mas ela não obedeceu e quase morre junto com seu animal de estimação.
Nós muitas vezes temos um animal de estimação, que se não largarmos na correnteza da vida, poderão nos fazer sucumbir.
Salvar vidas é mais importante que salvar casas e objetos. Uma alma vale mais que as riquezas que há nesse mundo.
João aprendeu com Jesus a valorizar pessoas nas várias matizes sociais, do coxo, cego, oprimido, ao angustiado de alma. Do rico ou do pobre, do intelectual ao que não teve oportunidade de estudar.
Jesus, leva João ao monte da transfiguração lugar de revelação da sua excelsa glória, reservada para aqueles  que são íntimos dele.
No monte da transfiguração a visão espiritual é ampliada, podemos contemplar o mundo espiritual: Moisés e Elias e Jesus Glorificado. Moisés representa a Lei, e Elias, os profetas. Era com se Jesus revelasse aos seu três amigos, que tudo iria acontecer segundo o propósito divino, tudo estava no seu controle, suas promessas se realizariam.
2. Conhecimento. (Do monte da transfiguração ao monte das oliveiras, o calvário).
Nem tudo na vida é glória, nem tudo na vida é felicidade, as tribulações virão, as provas acontecerão, a morte e os inimigos tentarão nos assombrar.
João viu Jesus transfigurado no monte, mas em outro monte contemplou Jesus crucificado, sendo atacados por verdadeiros algozes, que tentavam tirar-lhe a vida..
Muitas vezes a alegria da transfiguração é coberta pelas lágrimas da crucificação.
João ficou perplexo diante do sofrimento, da dor e da morte. A cruz e os sofrimentos de Cristo seu mestre, lhe transpassava a alma.
Nos momentos das angústias, da dor, da solidão, da cruz e da morte, nunca devemos esquecer que temos promessas no monte da transfiguração, e elas serão cumpridas.
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:35-39
3. Maturidade. De Jesus ressuscitado a Jesus glorificado. (Da Ressurreição a ilha de Patmos)
“Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta..,”
A experiência de João ao ver Jesus ressuscitado foi deveras reconfortante para os dias de dores e saudade que sentiu de seu mestre após seu sofrimento e morte de cruz.
Os 40 dias que Jesus passou ao seu lado foi muito proveitoso e de muito crescimento espiritual para sua vida. Mas Jesus um dia foi ascendido aos céus, deixando um legado de ensinos e exemplos que os discípulos deveriam seguir.
A obra do evangelho se intensificou, as perseguições chegaram, e com ela a morte de seu irmão, Tiago, por Herodes (Atos 12:1). Os anos foram se passando, muitos discípulos e apóstolos foram morrendo. Até que já velho foi aprisionado na ilha de Patmos.
As palavras do mestre ainda eram vívidas em sua mente para que permanecesse firme Nele e na sua palavra. Talvez uma das palavras mais impactantes que João aprendeu de Jesus e sempre se lembrava quando passava por lutas, era.. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33
O Filho do trovão foi lapidado pelas tribulações. É no fogo da tribulação, do sofrimento e da dor que João tem experiências profundas com Deus. Ele ainda receberia revelações sobre acontecimentos proféticos no céu e na terra para entregar a todos os povos. “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;” Ap 4:1,2
Mas é nos céus que João tem a mais sublime das revelações, ver Jesus seu mestre Glorificado, a destra do Todo Poderoso e viver agora, um relacionamento eterno, com seu amigo, irmão e Senhor, para todo o sempre…
Quando nos aprofundamos no relacionamento com Deus, na terra, seremos chamados “amados de Deus”, e serão reservadas herança gloriosa na presença de Deus, eternamente.

Pr Francisco Nascimento

QUEM É JESUS?

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
João 17:3
Muito se tem falado de Jesus, nesse tempo, principalmente na época de natal. Mas poucos são os que, de fato, tem o verdadeiro conhecimento de Jesus e o que Ele representa para a Humanidade.
Outros não mensuram a sua influência nas nações no decorrer dos tempos, no caráter e na vida de milhões de vidas.
Qual o significado de sua vinda? O que ele representa para nós? Nós que vivemos num tempo onde seu nome é mais um personagem histórico, que um ser que transforma a vida das pessoas.
Uma coisa é certa: só se ama aquilo que se conhece.
Como posso dizer que amo a Jesus, se de fato não o conheço? Ou quando esse conhecimento está mais no nível intelectual que propriamente experimental?
Logo se Jesus não faz parte das minhas prioridades, e das minhas devoções diárias, fica difícil afirmar que eu o amo, ou que eu o conheço como meu Salvador pessoal.
CONHECENDO JESUS
Para eu conhecer a Jesus preciso tomar algumas atitudes que me levarão a esse conhecimento.
1.     Nunca deixar de esperar. Anelar/Desejar/Almejar.
Como Ana e Simeão, que já velhos persistiam na fé nas promessas de ver o Salvador de suas almas. Permaneciam no templo de dia e de noite, esperando vê-lo antes de morrerem.
Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” Lucas 2:25-32;
Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser,avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” Lucas 2:36-38
2.     Nunca abandonar. Relacionar/Reconhecer/Declarar.
Quando Pedro, incitado por Jesus a abandoná-lo, disse uma das frases mais sublimes de declaração de amor: “A quem iremos Senhor,  tu tens a Palavra de vida eterna”  “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” João 6:67-69
3. Nunca desistir. Permanecer/Perseverar/Persistir.
Maria Madalena, Maria mãe de Jesus, e João nos ensinam que nem a perseguição dos crucificadores e nem o sofrimento da cruz, nem a morte são capazes de nos afastar dos pés de Jesus. “E junto à cruz estavam à mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” João 19:25-27
4. Nunca trair. Fé/Firmeza/Fidelidade.  “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:35-39
5. Nunca deixar de Amar. Vontade/Devoção/Amor.
Quando amamos uma pessoa ou objeto devotamos tempo e pagamos um preço por esse amor.  “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” II Cor 5:14,15
OS PRESENTES DE JESUS
Como faz bem ganhar presentes. Tem gente que gosta tanto de presentes, que vai às compras e diz que se presenteou com determinadas compras.
As crianças ficam fascinadas, hipnotizadas quando vêem um presente, de fato, é bom ser lembrado, é bom ganhar presente. Muito mais que o valor é amor e o reconhecimento da lembrança de quem ofereceu aquele presente.
São sentimentos bons que ficam marcados para toda vida, nos trazendo boas recordações e aumentando nossa estima.
São muitos os presentes que ganhamos com a vinda de Jesus até nós.
E que até hoje é oferecido à humanidade. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Podemos citar alguns dos presentes que recebemos com a vinda de Cristo até nós.
1. Salvação. Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:8-11
2. Libertação. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13,14
3. Vida Eterna. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”  João 17:3
4. Comunhão diária e eterna com Ele e com Deus. ” …A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” João 17: 21-24
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Mateus 28:20
O melhor presente que o homem pode ganhar nessa vida é voltar a ter um relacionamento de amor e comunhão diária com Deus. E isso só pode acontecer através da aceitação do presente oferecido por Deus aos homens que é seu filho, Jesus, que morreu pelos nossos pecados.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” Isaías 9:6
Você recebe esse presente dos céus que está sendo oferecido para abençoar a sua vida?

Pr Francisco Nascimento


John Wesley

Pregação feita na St. Mary´s Oxford –  Diante da Universidade – em 18 de Junho de 1738
“Porque pela graça, sois salvos; mediante a fé”. Efésios. 2:8.
Todas as bênçãos as quais Deus tem concedido ao homem são da mera graça dele: generosidade, ou favor; seu livre e, completamente, imerecido favor; homem que não tem nenhuma reivindicação para a menos importante das suas clemências.
Foi pela livre graça que “formou o homem do pó do chão, e soprou nele uma alma vivente”, e estampou naquela alma a imagem de Deus, e “colocou todas as coisas debaixo dos seus pés”.
A mesma livre graça continua em nós, até nossos dias: vida, respiração, e todas as coisas. Porque não há nada do que somos, ou temos, ou fazemos, que pode merecer a menor coisa das mãos de Deus. “Todos nossas obras, Tu, Ó Deus, tem forjado em nós”. Esses são muito mais exemplos da sua livre clemência: e, mesmo que qualquer retidão possa ser encontrada no homem, esse é também um dom de Deus.
Que recursos, então, deve um homem pecador expiar para qualquer dos seus menores pecados? Com as próprias obras? Não. Sejam elas tantas ou santas, elas não são dele, mas de Deus. Mas, de fato, os homens são todos profanos e pecadores, por eles mesmos, então, cada um deles precisa de uma nova expiação.
Apenas frutos corruptos crescem em uma árvore corrupta. E seu coração é completamente corrupto e abominável; criatura “para alcançar a glória de Deus”, a gloriosa justiça, primeiramente impressa na sua alma, depois da imagem de seu grande Criador. Dessa forma, tendo nada, nem retidão, nem obras, a pleitear, sua boca é totalmente calada diante de Deus.
Se mesmo pecadores encontram favor com Deus, isto é “graça pela graça!” Se Deus concede ainda verter novas bênçãos em nós, ou seja, a maior de todas as bênçãos, salvação, o que podemos dizer dessas coisas, a não ser “Graças seja para com Deus por seu inexprimível dom!”.
E, portanto, assim é… “Deus confiou seu amor para conosco, por isso, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu”, para nos salvar “pela Graça”. Dessa forma, “somos salvos através da fé”. Graça é a fonte, fé a condição de nossa salvação.
Agora, que não alcançamos a graça de Deus, cabe-nos cuidadosamente inquirir.
I.      Que fé é essa, pela qual somos salvos.
II.      Que salvação é essa pela fé.
III.      Como podemos responder algumas objeções.

I.      Que fé é essa, pela qual somos salvos.



As Marcas do Novo Nascimento

John Wesley
“O vento assopra onde quer; e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem; nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (João 3:8)
1. Assim é todo aquele que é “nascido do Espírito”, – isto é, nascido novamente, — nascido de Deus? O que significa nascer novamente, ou nascer do Espírito? O que implica em se ser filho, ou uma criança de Deus, ou se ter o Espírito de adoção? Nós sabemos que esses privilégios, pela misericórdia livre de Deus, são comumente anexos ao batismo (e que, por esta razão, é denominado por nosso Senhor, no verso precedente, aquele que é “nascido da água e do Espírito”); mas nós saberíamos quais são esses privilégios: O que é, afinal, o novo nascimento?

2. Talvez, não seja necessário dar uma definição disso, já que as Escrituras dão nenhuma. Mas, como a questão é da mais profunda relevância para o filho do homem; desde que, “se o homem não nascer novamente”, nascer do Espírito, “ele não poderá ver o reino de Deus”; eu proponho declarar as marcas de uma maneira mais clara, exatamente, como eu as encontro nas Escrituras.

1. A Primeira delas, e o alicerce de todas as restantes é a . Assim diz Paulo:“Porque todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gal. 3:26). E, assim diz João: “Para eles, deu ele poder” (exousian, right or privilege, deveria ser traduzido melhor) “para se tornarem filhos de Deus, mesmo para eles que crêem em seu nome; os quais foram nascidos”, quando eles acreditaram, “não do sangue, nem da vontade da carne”, nem por uma geração natural, “nem da vontade do homem”, como aquelas crianças adotadas pelos homens, em quem, nenhuma mudança interior, por meio disso, é forjada, “mas de Deus”, (João 1:12-13). E, novamente, em sua Epístola Geral, (I João 5:1) “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido”.
2. Mas, não é, tão somente, uma fé visionária ou especulativa, que aqui é falada pelos Apóstolos. Não é apenas a aquiescência dessa proposição, Jesus é o Cristo; nem, de fato, todas as proposições contidas em nosso credo, ou no Velho ou Novo Testamento. Não é meramente uma aquiescência de alguma, ou de todas essas coisas críveis, como críveis. Dizer isso era dizer, (o qual, quem poderia ouvir?) que o diabo nasceu de Deus; que ele tem essa fé. Ele, tremente, acredita, que Jesus é o Cristo, e que toda as Escrituras, tendo sido dadas, por inspiração de Deus, são verdadeiras, como Deus é verdadeiro. Não é apenas uma aquiescência da verdade divina, em cima do testemunho de Deus, ou em cima das evidências de milagres; porque ele também ouviu as palavras de sua boca, e soube que Ele era o testemunho fiel e verdadeiro. Ele não pôde receber o testemunho que Ele deu, por Ele próprio, ou do Pai que o enviou. Ele viu igualmente as poderosas obras que Cristo fez, e, por isso, acreditou que ele “veio de Deus”. Ainda assim, não obstante, essa fé, ele ainda está “preso aos grilhões da escuridão, até o julgamento do grande dia”.


“Ao SENHOR ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao SENHOR. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha. Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Atende o meu clamor, pois me vejo muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.” Salmo 142
1. Amargura (tribulação). “Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. “ Vs 2 .
2. Esmorecimento (Fraqueza).” Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda.” Vs 3a.
3. Perseguição. “No caminho em que ando, me ocultam armadilha.” Vs 3b
4. Sensação de abandono. ” Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.” Vs 4
5. Angústia. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Samo 42:5
6. Tristeza. “Porque estou aflito e necessitado e, dentro de mim, sinto ferido o coração.” Salmo 109:22
7. Pecado. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” Salmo 32:3-5
JESUS LIBERTA OS APRISIONADOS
Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem”
1. Nos ensina a clamarmosLaços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.” Salmo 116:3-8
2. Nos ensina a buscá-lo. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30
3Nos ensina a crermos na libertação. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36
4. Nos ensina a recebermos como seu Salvador e Senhor. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” João 1:12 ; “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Romanos 10:9,10